A avaliação nacional foi divulgada na última terça-feira (15) e mostra o estado na quarta posição no ranking do ensino médio.
Por Vinicius Frois.
O Paraná ficou na quarta posição na avaliação da qualidade do ensino médio no Brasil, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta terça-feira (15). Em comparação ao último estudo, em 2017, o estado subiu três posições.
O Ideb é feito a cada dois anos e nesta edição, que traz dados de 2019, o Paraná apresentou um resultado histórico: teve o maior crescimento de nota no ensino médio. Em comparação ao último estudo, o estado subiu 0,7 pontos, indo de 3,7 para 4,4. Melhor resultado de 2005. Se somadas as notas dos ensinos público e privado, o Paraná ocupa a 3ª colocação no ranking nacional.
Ainda, o Paraná ocupa a primeira colocação entre as redes estaduais no ensino fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano) com 6,8 pontos. E nos anos finais (6º ao 9º ano), o estado fica em terceiro.
“A educação do Paraná registra um crescimento expressivo. Há anos a Educação do Estado vinha andando de lado. Agora o Ideb mostra que a qualidade do ensino melhorou. Isto só foi possível graças a um esforço conjunto, a aplicação de novas tecnologias e principalmente pelo grande trabalho dos profissionais da nossa rede” afirmou o Governador Ratinho Junior.
Para o secretário de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED), Renato Feder, o destaque é o bom desempenho no ensino médio, que teve crescimento absoluto de 0,5 pontos, e fez com que o estado batesse a projeção do Intituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para 2019. Apenas Paraná e Bahia tiveram desempenho semelhante.
Leia também:
Bombeiros do Paraná ajudam no combate a incêndio do Pantanal.
0 comentário em “Qualidade de ensino do Paraná está entre as melhores do Brasil”