Últimas Notícias

Bombeiros do Paraná ajudam no combate a incêndio do Pantanal

Trinta e nove profissionais foram encaminhados para a “Operação Pantanal”.

Por Mellanie Anversa. 

O Corpo de Bombeiros do Paraná irá ajudar no combate ao incêndio do Pantanal, no Mato Grosso do Sul. Trinta e nove profissionais devem se deslocar para Corumbá nesta quarta-feira (16), base fixa da comitiva no MS, onde devem começar os trabalhos no campo.

A operação, denominada de “Operação Pantanal”, é mais das quais os bombeiros militares participam. “O Corpo de Bombeiros do Paraná já possui um histórico de envio de tropa para apoio em operações de grande magnitude, como  a tragédia  de Brumadinho e a Serra do Cachimbo no Pará, ambas ocorreram no ano passado, sendo definido pelo Governo do Estado o apoio aos nossos irmãos do Mato Grosso do Sul nessa tragédia ambiental.” destacou o Coronel Prestes, Comandante do Corpo de Bombeiros no Paraná.   

Queimadas no pantanal

O Pantanal, maior bioma úmido do mundo, passa pelo pior período de queimadas da última década. A investigação da Polícia Federal para identificar o que causou o incêndio detectou que quase 25 mil hectares dos cerca de 815 mil do local já foram devastados pelo fogo este ano. 

De janeiro ao início de setembro de 2020, foram registrados 12,2 mil focos de calor no local, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o maior número no período desde 1999.

A região também é casa de 1.200 espécies de animais vertebrados, incluindo 36 ameaçados de extinção, além de pássaros raros e a mais densa população de onças-pintadas do mundo. 

O Parque Estadual Encontro das Águas, localizado no Pantanal, é considerado o local com mais onças-pintadas contradas no mundo. No entanto, 77 mil hectares, dos 108 mil da reserva foram queimados, segundo o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso. 

Leia também: 

Charge do dia: Incêndios no pantanal.

0 comentário em “Bombeiros do Paraná ajudam no combate a incêndio do Pantanal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: