Últimas Notícias

Com restrições, Matinhos e Pontal do Paraná abrirão praia no feriadão; Guaratuba não

Devido ao movimento do final de semana passado, as prefeituras endureceram as medidas de proteção no feriadão.

Por Vinicius Frois.

Mesmo com previsão de chuva, a tendência é que o litoral do Paraná receba muitos turistas neste final de semana prolongado, com o feriado da Independência e da Padroeira de Curitiba, nos dias 7 e 8 de setembro, respectivamente.

Com isso, a Prefeitura de Matinhos publicou um decreto para a reabertura gradual do comércio e utilização da praia, com restrições. Os banhistas não poderão permanecer na areia e nem instalar qualquer estrutura, como tendas, guarda-sóis, cadeiras e caixas térmicas.

As medidas visam frear o contágio pelo novo coronavírus na região litorânea. No último final de semana, o tempo quente e o sol atraíram muitas pessoas para as praias do Paraná e o resultado foi lotação na orla e no calçadão de Matinhos. Muitos, inclusive, ignorando o uso de máscaras e o distanciamento social.

A prática de esportes também deve seguir as regras. Só é permitido que pessoas se exercitem individualmente, ficando proibidos esportes em duplas ou em grupos, na água ou na areia. 

Os vendedores ambulantes, por sua vez, deverão fazer o uso ininterrupto da máscara durante o trabalho, disponibilizar álcool em gel e orientar os clientes a fim de evitar aglomerações.

Para bares e restaurantes, o funcionamento deverá seguir o horário estipulado pela prefeitura e seguir as regras de higiene e distanciamento. A regra também vale para quiosques.

Horários do comércio

  • Serviços essenciais: postos de saúde, farmácias e postos de gasolina funcionarão sem restrição de horário.
  • Serviços não essenciais: até às 19h no sábado e até às 17h no domingo.
  • Restaurantes e Lanchonetes: no sábado e no domingo, poderão abrir das 11h às 16h e das 18h às 22h. Deverá ser respeitado o limite de 50% da lotação do estabelecimento e a comercialização de bebidas alcoólicas fica proibida das 22h às 6h – o consumo também é proibido em via pública no mesmo horário.
  • Outras atividades: Bares, casas noturnas, excursões, reuniões coletivas e festas estão proibidos, independente do número de pessoas. O descumprimento das ordens resultará na responsabilização civil e criminal do responsável pelo alvará.

Outras praias 

Guaratuba decidiu fechar a orla para evitar a propagação do vírus. Estão autorizados a funcionar, com algumas restrições de horário e ocupação, os hotéis, pousadas, supermercados, bares, lanchonetes, restaurantes e farmácias. O Decreto Municipal 23.523, contudo, mantém totalmente fechados para visitação no período do feriadão as praias, as praças e o calçadão da cidade.

Já os balneários de Pontal do Paraná, não existe qualquer restrição de acesso no feriado prolongado da Independência. Há, no entanto, proibição de festas e funcionamento de casas noturnas, além de toque de recolher, das 24h às 05h do dia seguinte. Os idosos também estão subordinados, obrigatoriamente, ao recolhimento residencial, podendo sair de sua residência apenas no período da manhã, para realizar serviços ou compras essenciais.

Leia também:

Curitiba terá feriado com temperaturas altas, mas prefeitura preferia que não.

0 comentário em “Com restrições, Matinhos e Pontal do Paraná abrirão praia no feriadão; Guaratuba não

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: