Últimas Notícias Saúde

Como saber se meu álcool em gel é falsificado?

Se o aspecto do produto é duvidoso, pode ser que ele seja falso.

Por Mellanie Anversa.

Nos últimos oito meses, o uso do álcool em gel se tornou tão constante que é normal ouvir pessoas falando que passaram a “tomar banho” com o produto. Apesar da brincadeira, há uma verdade nisso. Com a chegada da Covid-19, uma doença ainda sem cura ou vacina, uma das únicas formas de evitar sua transmissão é usando de medidas de higiene, entre as quais, a utilização de álcool gel 70%.

Por conta dessa polarização repentina, o produto teve uma procura muito grande. E, com isso, algumas falsificações passaram a ficar evidentes. Um exemplo disso foi a operação da Polícia Civil do Paraná nesta quarta-feira (19) que descobriu uma quadrilha que distribuía álcool em gel suspeito de desconformidade, inclusive para o governo do Paraná. Em abril, a Polícia Federal passou por uma situação muito parecida. O órgão comprou o produto, desconfiou da qualidade e descobriu que era falsificado.

Mas, se até órgãos oficiais não estão livres disso, como saber se o álcool gel que usamos no dia a dia é confiável? Segundo a professora do departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, Caroline D’Oca, é preciso fazer testes em laboratórios para identificar isso com certeza.

No entanto, há algumas características que podem levar à desconfiança da qualidade do álcool. “Se ele está com aspecto duvidoso, é muito líquido ou não tem cheiro de álcool, apesar dos aromas que colocam, é visto como um produto suspeito”, afirma.

Além disso, D’Oca diz que o que ocorreu com o estado é possível por conta da compra ter sido realizada por meio de licitação, garantindo a negociação com o produto que for mais barato. Mas, para não correr este risco em casa, a professora dá a dica de comprar o produto em locais confiáveis. “Claro que podem ocorrer falsificações em mercados e farmácias, porém, esses são os locais mais indicados para a compra”, relata.

Mas, o que faz desses produtos um álcool falsificado?

Segundo a Anvisa, a concentração do álcool 70% garante que os microorganismos que vivem na superfície e que podem causar doenças sejam eliminados, incluindo o novo coronavírus. “O álcool 70% deve ser utilizado com a formulação em base de gel. Assim, ele fica na mão por tempo suficiente para matar os microorganismos. Já o líquido evapora e pode não dar o efeito desejado”, explica.

Ela ainda explica que álcoois com a percentagem maior, como o de 92%, também não funcionam contra o vírus. “É preciso que o álcool fique por pelo menos 15 segundos na superfície para fazer efeito. Como a quantidade de álcool na composição é maior nos produtos a 92%, como indica a embalagem, ele evapora mais rápido que isso”.

Segundo ela, o uso indevido desses produtos pode ser até prejudicial. “É muito perigoso, você acha que está protegido, com as mãos limpas, mas na verdade não está. Sem contar que ele pode fazer uma ruptura na barreira protetora natural das mãos por conta do ressecamento. Então, ao invés de proteger, você se expõem ainda mais ao ambiente externo”, afirma a professora.

Teste de qualidade em álcool gel na UFPR

A UFPR está com um programa gratuito de testagem de álcool em gel. Com o objetivo de diminuir a falsificação e o uso equivocado do produto, os pesquisadores da universidade estão usando o laboratório Multiusuário de RMN do Departamento de Química, ligado ao Setor de Ciências Exatas da UFPR.

Para ter acesso ao teste e descobrir a qualidade do seu álcool gel, basta mandar uma solicitação para o e-mail alcoolgel@c3sl.ufpr.br.

Leia também:

Parques de Curitiba serão abertos de maneira gradativa com bandeira amarela.

0 comentário em “Como saber se meu álcool em gel é falsificado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: