Últimas Notícias Saúde

Curitiba afrouxa as restrições para combate ao coronavírus e muda para a bandeira amarela

Decisão foi tomada após indicadores apresentarem melhoria da pandemia na cidade.

Por Mellanie Anversa.

Nesta segunda-feira (17), a prefeitura de Curitiba anunciou que irá afrouxar as restrições para o combate ao novo coronavírus na cidade. Passando, assim, da bandeira laranja para a bandeira amarela. Isso altera o funcionamento de alguns comércios na capital paranaense, que passam a valer a partir desta terça-feira (18). 

As decisão foi tomada após a avaliação do Comitê de Ética Médica, que identificou melhora nos nove indicadores, como internações em UTI por pacientes com Covid-19, número de casos e óbitos. 

Por exemplo, nas semanas de 1° a  e de 8 a 14 de agosto, houve redução de 20% no número de casos confirmados de corona e de óbitos pela infecção. As mudanças adotadas constam no decreto municipal nº 1.080.

No entanto, as medidas não são definitivas e, se a cidade apresentar uma piora, o cenário pode mudar. “Se os indicadores mudarem vamos adotar novas medidas. O cumprimento das medidas de prevenção obrigatória são essenciais por parte de todos para que a doença siga controlada”, explicou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

O que muda com a bandeira amarela

Com a bandeira amarela, atividades que funcionavam com restrições de dias e horários, como shoppings, comércio de rua, galerias e supermercados, poderão abrir aos fins de semana. Além disso, atividades que estavam suspensas, podem retornar com protocolos específicos. 

– Parques e praças

– Feiras livres e de artesanatos

– Os bares, que estavam suspensos, voltam seguindo as mesmas regras de restaurantes e lanchonetes, mas não poderão funcionar com música ao vivo. Os clientes poderão consumir apenas bebida nesses locais. 

Continuam suspensos 

– Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas, com ou sem música, de forma eventual ou periódica, tais como casas de festas e recepções.

– Estabelecimentos destinados a feiras técnicas ou de varejo, mostras comerciais, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico.

– Estabelecimentos de ensino.

– Atividades de entretenimento sonoro ou não, de forma eventual ou periódica. 

Confira o decreto. 

Leia também: 

Aplicativo que monitora distanciamento social é testado em Curitiba.

4 comentários em “Curitiba afrouxa as restrições para combate ao coronavírus e muda para a bandeira amarela

  1. Pingback: Há 13 novas mortes e 447 novos casos de coronavírus nesta segunda (17) em Curitiba – Notícias de Curitiba

  2. Pingback: Fundação Cultural de Curitiba oferece cursos gratuitos de criação literária – Notícias de Curitiba e região

  3. Pingback: Feira do Largo da Ordem reabre em Curitiba em sistema de rodízio – Notícias de Curitiba e região

  4. Pingback: No mesmo dia em que bandeira amarela é adotada, Curitiba registra 17 mortes e 448 novos casos de Covid-19 – Notícias de Curitiba e região

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: