Educação Notícias

Município recebeu 1.997 pedidos para transferências de estudantes de escolas privadas

Ainda há vagas para mais 10 mil alunos, segundo a prefeitura de Curitiba. 

Por Mellanie Anversa.

Desde o início da pandemia, em março deste ano, mais de 1,9 mil estudantes de escolas públicas fizeram pedido de transferência para escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). As vagas são para alunos a partir de quatro anos em diante. 

Com a crise, sanitária e financeira, muitos pais optaram em tirar seus filhos da rede particular. Esse foi o caso de uma professora que trabalha em uma escola particular e preferiu não se identificar. 

Com uma filha de 8 anos, a pedagoga dá aula na mesma escola em que a filha estudava. No entanto, com a alta demanda no trabalho, ela mal tinha tempo para ficar com sua filha. 

“Como eu trabalho em período integral, ficava o dia todo no computador e não conseguia dar atenção a ela. A noite, quando eu podíamos ficar no lazer, tinha que fazer as lições dela da escola. Porém, eu só me atentei a isso quando ela perguntou quando eu ia ser a mãe dela e não só uma professora. Isso me chocou bastante”, conta. 

Esse foi o momento que ela decidiu trocar a filha de escola. “A demanda de atividades da turma dela era muito grande, ela tinha todas as disciplinas. Como eu usava o computador o dia todo, só conseguíamos fazer as atividades dela a noite. A municipal, no entanto, disponibiliza todo o material impresso, o que é muito melhor para nós”, explica.

Mais transferências

O número, que parece grande, ainda pode aumentar. Segundo a prefeitura, ainda há vagas para mais alunos. “Mesmo com esses novos pedidos de matrícula, a rede curitibana ainda tem cerca de dez mil vagas que podem ser preenchidas”, afirma, por meio de nota.  

Para quem quiser dar início a transferência, basta procurar os Núcleos Regionais da Educação, nas Ruas da Cidadania com os seguintes documentos: 

– Certidão de Nascimento da criança (original e cópia)

– Declaração de transferência ou histórico da escola de origem

– Cópia de RG e CPF dos pais ou responsáveis

– Se a criança tiver cadastro no Programa Bolsa Família do governo federal, deverá informar o código do NIS (Número de Identificação Social)

 – Para comprovante de endereço deverá apresentar o talão de conta da Copel recente

– Declaração de vacina da criança (que pode ser retirada em qualquer posto de saúde)

Cada um dos dez Núcleos Regionais irá direcionar o estudante para a unidade onde há vaga.

Esquema de aulas

As crianças e estudantes que estão migrando para o ensino municipal,  precisam acompanhar as videoaulas e desenvolver as atividades pedagógicas propostas neste período. O material está disponível no YouTube e nos canais 9.2 UHF da TV Paraná Turismo e 4.2 Rede Massa.

Além das videoaulas, crianças e estudantes recebem atividades complementares elaboradas pelos professores das unidades onde estão matriculados. A cada 15 dias, as famílias retiram esse material diretamente nas unidades, com o uso de máscara e sem aglomerações.

Estão disponíveis propostas da educação infantil e videoaulas de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, práticas da educação integral, literatura, direitos humanos e família, programa Linhas do Conhecimento, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na TV, são 13 horas de programação diária, das 8h às 21h. No YouTube, o conteúdo fica disponível nas playlists por componente curricular: matemática, história, robótica, etc.

É só acessar o canal e assistir à aula referente ao ano no qual o estudante está matriculado.

Leia também:

Saiba o que abre e fecha em Curitiba com o novo decreto.

2 comentários em “Município recebeu 1.997 pedidos para transferências de estudantes de escolas privadas

  1. Pingback: Vitão faz show drive-in na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba – Notícias de Curitiba

  2. Pingback: Sozinho, mês de Julho teve 66% das infecções e 60% das morte por corona no Paraná – Notícias de Curitiba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: