Cultura e Gastronomia Notícias

Exposição Presença Negra em Curitiba ganha edição virtual

As imagens ficaram em exposição na Casa Romário Martins por dois anos. 

Por Mellanie Anversa.

A exposição Presença Negra em Curitiba, que ficou em cartaz durante dois anos na Casa Romário Martins, ganhou uma versão de livro digital. A obra foi lançada no último sábado (25), pela Fundação Cultural. 

O livro reúne 239 páginas de fotografias preto e branco e coloridas, antigas e atuais, além de trechos de 50 depoimentos originalmente gravados em vídeo. Além disso, há nove artigos assinados por estudiosos sobre o assunto que completam o trabalho. A coordenação do projeto é dos historiadores Maria Luiza Gonçalves Baracho e Marcelo Saldanha Sutil. 

A maior parte das imagens integra o acervo iconográfico da Casa da Memória, que também selecionou fotografias do Museu Paranaense e de particulares. Já os textos abordam diferentes aspectos da inserção dos negros na sociedade curitibana desde o final do século 19, passando pela vida em família, educação, organização associativa e política, o destaque alcançado nos campos de futebol e as personalidades negras cujos túmulos podem ser visitados em cemitérios da cidade.

“A cultura negra mereceu destaque e visibilidade. Não apenas por meio dos editais do Fundo Municipal da Cultura que fomentaram a publicação de diversas pesquisas e trabalhos sobre o tema, mas também por meio de projetos de iniciativa da própria instituição. Entre esses se destaca a pesquisa sobre a presença negra em Curitiba, em formato de exposição e agora em livro”, diz a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Leia também:

Lei que proíbe cerol e linha chilena é sancionada no Paraná.

1 comentário em “Exposição Presença Negra em Curitiba ganha edição virtual

  1. Pingback: Uma chance – Notícias de Curitiba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: