O curso, que tem parceria com o Ippuc, abordará temas sobre planejamento e gestão urbana da capital.
Por Vinicius Frois.
No início deste mês, o Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), professor Waldemiro Gremski, o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, bem como representantes da instituição e da prefeitura, comemoraram, em ambiente virtual, o lançamento da Cátedra Curitiba, curso de extensão que deverá disseminar conhecimentos sobre questões de planejamento, gestão urbana e arquitetura de Curitiba.
O projeto foi criado em parceria entre a PUCPR e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A proposta foi apresentada à Universidade em fevereiro de 2019 pelo prefeito de Curitiba e, desde então, a Universidade vinha trabalhando na elaboração de um formato e no conteúdo do curso, seguindo o exemplo de Barcelona, na Espanha, que criou uma disciplina sobre a cidade na Universidade da Catalunha.
A Cátedra Curitiba foi alocada no Instituto de Cidades Inteligentes da PUCPR, que visa desenvolver soluções inovadoras para capital e outras cidades do estado. Segundo Eduardo Agustinho, diretor do Ippuc, a integração que a iniciativa promove está totalmente conectada à proposta do Instituto. “O Ippuc tem como objetivo o ensino, a pesquisa e a extensão. Nessa cátedra podemos combinar isso para construir uma ‘curitibanidade’”, comenta.
Aos interessados, o curso só será ofertado quando a PUCPR retomar suas atividades presenciais, interrompidas pela pandemia do novo coronavírus. A instituição afirma que as atividades de vivência da cidade seriam um risco nesse momento e será necessário aguardar para dar início às aulas.
Leia também:
Para evitar aglomerações, cidades litorâneas criam decretos municipais.
0 comentário em “Arquitetura e gestão de Curitiba vira curso de extensão na PUCPR”