Últimas Notícias Saúde

Prefeitura de Curitiba alerta para transmissão da Covid-19 no trabalho

Risco de contaminação da doença faz instituições aplicarem medidas de prevenção para funcionários.

Por Vinicius Frois.

A pandemia do novo coronavírus afetou a rotina da população em todo o mundo e o isolamento social tem eficácia comprovada para frear o contágio e atenuar a crise sanitária causada pela doença.

Porém, aderir ao isolamento e se prevenir permanecendo em casa não é uma opção para muitas pessoas. Isso porque diversas empresas seguem funcionando durante a pandemia e trabalhadores seguem a rotina normalmente.

Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba, chamou a atenção para os cuidados de prevenção nos ambientes de trabalho. Segundo a profissional, os colaboradores devem se atentar aos riscos de contaminação em espaços compartilhados nas empresas, já que muitas vezes são locais fechados, com espaço reduzido e pouco arejados.

“Quando as pessoas vão à cozinha para tomar um café, ou lanchar, elas não fazem o uso da máscara, e é nesse momento que se dá a transmissão. É importante que as pessoas variem seus horários e evitem aglomeração para que seja mais seguro”, afirma a secretária.

Victor Andrade, de 49 anos, é gerente de negócios do setor financeiro e diz que a empresa adota todas as recomendações de prevenção, como a necessidade do uso de máscaras, a disponibilização de álcool em gel e o distanciamento social. “Vários funcionários foram remanejados, trabalhamos em um escritório grande. Algumas salas estavam desocupadas e isso possibilitou a distribuição dos colaboradores, aumentando o distanciamento”, afirma.

Sobre a relação entre os colegas, Andrade diz que “todos tentam ser bem objetivos e evitam conversas próximas, mesmo com o uso de máscaras, e utilizam outros meios de comunicação para evitar o contato”.

O gerente afirma se sentir seguro no ambiente de trabalho e que um ajuda ao outro nesse momento, como na questão do transporte, em que os colaboradores que possuem veículo próprio oferecem carona aos que dependem do transporte público, evitando os riscos dos horários de pico.

Em relação ao ‘novo normal’, Victor diz que é diferente. “O horário é um pouco reduzido durante este período, o lado bom é que o trânsito é menos intenso e o tempo que levo para ir e voltar do trabalho reduziu bastante. São coisas boas e ruins que acontecem durante uma pandemia, mas a rotina muda”, finalizou.

Leia também:

Serviço inédito de pós-venda em leilão no Brasil é criado por paranaense.

0 comentário em “Prefeitura de Curitiba alerta para transmissão da Covid-19 no trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: