Opinião

Jornalista por formação

Por Vinicius Frois.

Debate-se no campo político a extinção da obrigatoriedade do registro profissional para o exercício de algumas profissões, dentre elas a de jornalista, por meio da medida provisória 905/2019.

À margem dos questionamentos que criam iminentes polêmicas no que diz respeito à conduta de um governo, é necessário ressaltar a importância de deixar determinadas funções sob a responsabilidade de profissionais capacitados.

Falando especificamente da função de jornalista, exigir que nos seja garantida essa segurança com relação ao nosso trabalho não é uma questão de ego, mas de compreender que quatro anos dedicados ao estudo de uma das profissões mais importantes do mundo é necessário para que a comunicação não seja defasada e, ainda, feita com ética.

Sim, existem pessoas capacitadas que podem ser jornalistas sem sequer pisar numa sala de aula, mas nem só de virtudes se faz um profissional.

Hoje, trabalhar com jornalismo nao requer registro, mas há de se considerar que tê-lo é um diferencial na seleção de profissionais, além de garantir que o profissional atue em conformidade com as leis, o que legitima a profissão.

Ainda assim, isso não é benéfico para a classe, pois assim como um médico ou um engenheiro não o são apenas por vontade ou virtude, um jornalista se capacita para garantir o acesso à informação e lutar contra a precarização de uma profissão tão importante.

Para escrever um simples texto, checar e apurar informações é primordial, prezando sempre pela ética e o respeito aos direitos humanos. E isso é o que um jornalista faz com maestria.
Além do amor à profissão, somos jornalistas por formação.

0 comentário em “Jornalista por formação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: