Crônicas

Se todo dia fosse Natal

Por Mellanie Anversa.

Dia 25 de dezembro é comemorado o Natal. A data festiva cristã é um dos feriados mais conhecidos do país, já que segundo o censo de 2010 sobre religião do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 86,8% da população brasileira é cristã.

Mas, além do menino jesus comemorar seu nascimento nesta data, o Papai Noel também alcançou uma super popularidade. O velhinho costuma até ajudar os pais a manterem as crianças sob controle na promessa de um bom presente para quem se comportar.

É uma data de festa. Tudo para e todos ficam felizes. Ficam, até, mais emotivos nesta época. Entretanto, me pergunto o quanto disso é real ou apenas um status social adotado para um único dia entre os 365 que nos fazem vivem durante o ano.

Não quero desprezar o Natal, muito menos as pessoas que o levam à sério. Me pergunto, apenas, o quanto disso poderia ser compartilhado em outros dias do ano e fazer de todos os 365 um dia de Natal.

Seria bom viver todo esse espírito de solidariedade em dias difíceis, quando confrontamos pessoas diferentes de nós. Seria ótimo encontrar rostos felizes e famílias reunidas nos momentos menos oportunos, não só para dividir a mesa da ceia.

Sei que parece um assunto taxado, repercutido demais, mas como eu queria que todo o dia fosse Natal e que as pessoas fossem boas em todos os dias do ano. Sem recompensa, vestido bonito ou comida especial. Queria que toda essa felicidade não aparecesse só nesta data, mas em todas as que mais precisamos, num tipo de reforço habitual de humanidade.

Como eu queria que todo dia fosse Natal.

*Ilustração de Antônio Henrique.

Leia Também:

0 comentário em “Se todo dia fosse Natal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: