Crônicas

“Meu companheiro foi embora”

Por Mellanie Anversa.

Por sorte do destino, nunca enfrentei o luto, mas hoje tenho ciência de como é passar por ele.

Dona Fani tem 83 anos, mas alma de 25. Mulher forte, decidida e sábia. Difícil é visitá-la e sair em menos de duas horas. Adora falar, contar e fazer rir.

No dia 15 de março de 2017 vi parte de dona Fani ir embora. Sua alegria contagiante se transformou num choro que nem sua família havia presenciado.

Logo que entrei na capela, avistei sua baixa estatura sentada ao lado do caixão. Seus ombros mexiam, indicando o choro incontrolado. Sem saber o que dizer, a envolvi num abraço longo sem lágrimas ou palavras.

Cinco dos seis filhos estavam lá, todos com uma só pergunta estampada no rosto, “e agora?”. Após doze anos vivendo intensamente ao lado do falecido, o que aconteceria com Dona Fani?

A senhora que fala muito e em alto e bom som, silenciava a sala com seu choro miúdo e sofrido. Sempre de salto alto, mal conseguia se equilibrar nas próprias pernas, rosto cansado, coração inconsolável. Com muito esforço, conseguia ouvir “meu companheiro foi embora”.

Ali estava o luto, ele havia se instalado sem aviso prévio. Mutilava por dentro sem dar chance a palavras de consolo ou abraços sinceros. Eu não senti sua dor, mas chorei por ela.

Eu ouvia no ambiente uma música inaudível para os outros, da cantora Beth Carvalho, “tire seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor”. Nunca mais parei de escutá-la.

LEIA TAMBÉM:

O resgate da simplicidade.

1 comentário em ““Meu companheiro foi embora”

  1. Pingback: FELIZ DIA DE UMA MULHER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: